A Câmara Municipal de Belém aprovou, projeto de lei de autoria do vereador Iran Moraes (Partido dos Trabalhadores) que autoriza a Prefeitura de Belém a equipar praças, parques e áreas de lazer com brinquedos adaptados às crianças portadoras de deficiência motora. Agora caberá ao prefeito Duciomar Costa sancionar o projeto, que será executado pelas secretarias municipais de Educação e Saúde, e ainda a Fundação Papa João XXIII, Funpapa.
Crianças com deficiências requerer cuidados especiais |
Pelo projeto, a prefeitura fica autorizada também a criar parcerias, celebrar convênios e receber doações para fazer cumprir o que determina a lei. As despesas de instalação dos equipamentos correrão por conta de dotação orçamentária suplementar. “Esse projeto vem preencher uma antiga lacuna que era a falta de brinquedos para as crianças que têm deficiência e que precisam contar com esses equipamentos para se desenvolver”, esclareceu o vereador.
Comentando a nova lei acima, temos que fazer uma grande reflexão sobre o assunto. Quando o nosso querido Vereador Iran, faz essa proposta, é importante que se inclua neste contexto, todo um aparato, para que profissionais, que lidam com essas pessoas com deficiência, também tenham condições de exercercer suas atividades no local. Inclusive com salas apropriadas, pois Belém chove muito, acredito que não é só jogar os equipamentos na praça e pronto. Tem que haver um ambiente propício para o desenvolvimento sadio dessas pessoas especiais.
Copiando projeto,mais que seja com a mesmo a eficacia de Belo Horizonte que têm playground contam com brinquedos adaptados para crianças com algum tipo de deficiência física ou mental. Que possa atender realmente a NECESSIDADE da criança com deficiência.
ResponderExcluir